Programa Minha Casa, Minha Vida não “decolou”

Após cinco meses do seu lançamento, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que pretende construir 1 milhão de moradias, não “decolou”. Até agora apenas 36 mil imóveis começaram a ser construídos.

A Caixa Econômica Federal fez um balanço e revelou que até o dia 20 deste mês (agosto), foram contratados 223 empreendimentos dentro do programa habitacional, porém, somente 40 destes empreendimentos – com um total de 14.448 moradias – são voltadas para as famílias com renda mensal até R$ 1.395,00.

O maior problema é que o governo não conseguiu nem registrar no orçamento a previsão de verba, por conta das mudanças no texto que regulamenta o projeto no Congresso e, portanto, o programa está muito longe de se tornar uma realidade.

Até agora as execuções estão sendo financiadas através do FGTS e do Fundo de Arrecadação Residencial(FAR), que o governo promete ressarcir assim que o orçamento for aprovado e o dinheiro liberado.

Durante todo o mês de setembro pretendo postar várias informações sobre o “Minha Casa, Minha Vida”, visando esclarecer um pouco mais do projeto, das dificuldades de sua execução e os impactos – positivos e negativos – sobre todos os envolvidos.

2 Respostas para “Programa Minha Casa, Minha Vida não “decolou”

  1. Pensávamos que o programa fosse aprovado rapidamente, mas me parece que as regras de aprovação dos projetos andam na mesma velocidade dos velhos PAR e CDHU, ou seja, foi só propaganda enganosa até agora. Se a CEF e o governo querem agilidade, que alterem algumas regras.

    • Mais do mesmo, é isto o que ocorre. Por questões politicas e já pensando na campanha eleitoral do próximo ano governo e o oposição não conseguem entrar em acordo, e todos os projetos ficam parados. Não sei até quando este sistema de politico de barganha sobrevivera, já estamos para lá do limite de um colapso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s